Tipos de conteúdo que dão resultado
O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção de conteúdo de valor, ou seja, materiais relevantes para o público de uma empresa, com o objetivo de atrair a audiência e gerar vendas. O que muita gente não sabe é que o primeiro caso na história deste tipo de artifício foi a criação da revista The Furrow em 1985.
Mas se o marketing de conteúdo existe a tanto tempo, por que só agora você ouviu falar nele?
O fato é que ele está tão atrelado a todos os produtos que conhecemos que mal nos damos conta da sua presença. Tem se ouvido muito a respeito do marketing de conteúdo com a criação da internet, já que muitas empresas têm feito uso desta estratégica para alcance de visibilidade da marca ou educação do público.
Mas não adianta criar qualquer conteúdo, é preciso saber quais deles darão certo para o seu público.
Há inúmeros formatos (muitos mesmo), por isso é necessário conhecê-los para aplicar conforme as necessidades da sua empresa. Mas, se já sabe quais assuntos falar e quando publicá-los, este artigo foi feito especialmente para você.
Continue lendo e descubra quais tipos de conteúdo dão resultado!
Conteúdo em vídeo
Com certeza, você já ouviu dizer que os vídeos têm arrasado nas métricas e feito muito sucesso ultimamente.
Isso porque eles são mais fáceis de compartilhar e consumir, além de se adaptarem a várias plataformas. Ou seja, o usuário não precisa reservar um tempo exclusivo para assistir um vídeo da mesma forma que necessita para ler um blog post.
Para comprovar essa teoria, basta saber que o YouTube é o 2º maior site de buscas do Brasil, ficando atrás somente do Google. Se não bastasse, o Instagram, Facebook, Netflix e sites de notícias tem investido no formato para alimentar a audiência com mais dinamismo, gerando, até mesmo, empatia.
Então, se você está pensando em criar algum conteúdo que é difícil passar para o papel, invista agora mesmo em um vídeo. Os custos de produção e edição estão cada vez menores e lembre-se: o mais importante é o que está sendo dito!
Imagens
Você sabia que posts com imagens tem mais chances de gerar engajamento do público?
Isso acontece porque elas são facilmente visualizadas e chamam atenção logo de cara! Não importa se são fotos, artes gráficas, infográficos ou prints. O essencial é que elas existam em suas redes sociais e relevem traços da identidade visual da empresa.
Lembre-se somente de compartilhar imagens autorais ou aquelas que você tem permissão para usar. Existem bancos que fornecem gratuitamente, como o Freepik, Unsplash e o Pixabay.
Infográficos
Você tem alguma informação complexa e cheia de detalhes, que mal dá para explicar no seu texto? Então é a hora de investir em infográficos.
Essas representações visuais facilitam que o público entenda dados ou conteúdos complicados, além de serem ótimos para contar as histórias da sua empresa. São simples de se fazer e misturam textos com imagens, figuras e/ou outros elementos, além de serem de fácil consumo e compartilhamento nas redes sociais.
Uma ótima ferramenta para criação deste formato é o Infogram. O site apresenta uma versão gratuita, com designs prontos para mapas interativos, relatórios, painéis integrados, gráficos e publicações online.
Podcast
Nem tudo na internet é feito só de imagens ou texto. Cada vez cresce mais a demanda por conteúdos em áudio e que facilitam o consumo e a vida do usuário, podendo ser escutados no carro ou no ônibus.As empresas disponibilizam listas, seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos e áreas de atuação.
Blog Post
Os blogs posts são a essência de qualquer marketing de conteúdo e, certamente, garantem o ranqueamento das publicações no Google, de modo a ter maior retenção e a experiência ativa do público.
Ebooks
Os ebooks, mais conhecidos como materiais ricos, são produzidos para públicos de topo e meio de funil e têm como objetivo a educação do leitor e a geração de leads.Os textos são diagramados de acordo com a identidade visual da empresa e podem ser disponibilizados por meio de landing pages – páginas do site desenhados e pensados para que os usuários efetuem uma ação especifica, como cadastrar-se na sua lista de e-mails em troca do ebook.
Com tantas dicas, difícil agora é ficar sem postar.