RGB e CMYK: Por que preciso conhecer?
O que é cor?
Em primeiro lugar, quando olhamos para um objeto, acontece um fenômeno que chama-se percepção visual. Ou seja, basicamente são as formas como a luz é percebida através da nossa visão. Dessa forma, é possível perceber que os objetos não tem cor definida e sim a partir da visualização dos mesmos que adquirimos informação cerebral sobre determinada cor.
Estudo das Cores
O estudo das cores observa várias áreas como pintura, iluminação, artes gráficas, cinema, arquitetura, etc. Desde a Grécia antiga diversos pensadores como Platão elaboraram teorias sobre as cores e a natureza da luz., porém foi no século XVII que Isaac Newton conseguiu identificar os espectros da cor e trabalhar em uma teoria de base científica sobre o assunto. Através de diversas experiências com luz branca sobre um prisma, conseguiu identificar todas as cores do arco-íris.
O que é CMYK?
CMYK é um sistema de cores que corresponde a formação das cores Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Esse sistema é chamado de pigmentação cor e é utilizado principalmente para indústria gráfica.
Dessa maneira, o CMYK é um sistema utilizado para impressão em cores como tinta ocultando algumas cores quando o fundo é branco, para diminuir a luminosidade e ressaltar e união dessas quatro cores.
O que é RGB?
O RGB é a sigla do sistema de cores aditivas que é formada pelas iniciais das cores Red (vermelho), Green (verde), Blue (azul).
O RGB é um sistema de cores luminosas é usado nos objetos que emitem luz como por exemplo, os monitores de computador e televisão, as câmeras digitais, o scanner, entre outros. As cores são obtidas através das misturas das três cores primárias, em quantidades determinadas. Cada uma das cores obtidas estão enquadradas numa escala que varia de 0 a 255.
Quando a mistura das três cores está no valor mínimo (0, 0, 0), o resultado é a cor preta. Assim como quanto está no máximo (255, 255, 255), resulta na cor branca. Sendo assim, a variação entre valores mínimos corresponde a tons escuros e entre os valores máximos, os tons são mais intensos, mais claros.
Como vemos as cores?

Em nossos olhos tem alguns tipos de de células sensoriais: Cones e bastonetes. Os dois tipos são fotorreceptores, na retina dividem o trabalho entre si e executam tarefas diferentes:
- Os bastonetes nos permitem perceber alterações de brilho até uma determinada intensidade de luz.
- Os bastonetes dos olhos são essenciais para a visão noturna e crepuscular. Eles nos permitem ver tanto na claridade quanto no escuro.
- Os cones são responsáveis pela percepção de cor. Eles existem em três variedades distintas, cada uma reagindo a diferentes comprimentos de onda.
Dispersão de luz branca
Decomposição da luz branca em várias cores (arco-íris) foi demonstrada em experiência de Isaac Newton por meio de um prisma.
De acordo com o experimento de Newton, a dispersão é um fenômeno óptico em que a luz é separada em suas diferentes cores quando refratada através de algum meio transparente, a exemplo do arco-íris, do prisma e da lente fotográfica. Dessa maneira, a dispersão ocorre quando a velocidade de propagação da luz no interior de algum meio depende da frequência da onda eletromagnética.